por Vanessa Ribeiro
Chegou no Brasil a exposição “Leonardo da Vinci - A Exibição de um gênio". Na mostra, 150 peças do pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro e inventor estão aos olhos do público, que poderá ver bem próximo um pouco de sua genialidade reconhecida mundialmente.
A criatividade de Leonardo da Vinci é algo incomparável e, apesar de aparentemente complexa, não deixa o observador sem compreender a utilidade e significado de suas obras. Agradando os diversos universos que abrangeram suas idéias, da anatomia a arquitetura.
Mas ao serem vistas, logo de início, imaginamos tratar de obras originais criadas a próprio punho do autor, mas trata-se de réplicas perfeitamente reproduzidas, que tornam esse detalhe imperceptível. O motivo de os originais não serem trazidos ao País é a forte composição da segurança e a rígida legislação que restringe o translado dos trabalhos, por conta do grande risco de possíveis furtos. E como o projeto envolve um cuidado de grandes proporções, ficou mais viável construir réplicas e apresentá-las.
Idéia ConcretizadaO que originou tudo isso, foram estudos realizados por famílias de artesãos italianos, sobre os modelos das máquinas criadas por Da Vinci, nos anos 50. Logo depois, no início dos anos 90, uma exposição sobre suas máquinas rodou por várias cidades européias como Veneza, Berlim e Atenas. Mesmo com um pequeno acervo, a mostra foi bem-sucedida, sendo visitada por até 100 mil visitantes por mês. Mas a Anthropos Foundation, em 2006, entrou em parceria com a RYP Austrália e começaram a idealizar esse trabalho atual.
Hoje, a exposição está dividida em 13 partes: "Leonardo da Vinci - A Exibição de um gênio" está dividida em treze segmentos: "Estudos Anatômicos", "Arte da Guerra", "Máquinas civis", "Códices", "O pai da aviação", "Máquinas Hidráulicas e Aquáticas", "Instrumentos Musicais e Ópticos", "Estudos sobre Física e Mecânica", "A arte da Renascença", "O Homem Vitruviano", "Desenhos da batalha de Anghiari", "Documentário" e "Vídeos em 2D e 3D sobre o Homem Vitruviano e a Última Ceia".
Leonardo Da Vinci
O nome completo do gênio da criação é Leonardo di ser Piero da Vinci (1452-1519). Nascido no município de Vinci, foi de tudo um pouco: pintor, arquiteto, cientista, escultor, enfim, um mestre sem comparações. Dedicou toda a sua vida à criação.
Lourenço de Médici e o artista Andréa Del Verrochio são as grandes influências de Da Vinci, logo na adolescência. A multiplicidade e a capacidade de criação, faz desse renascentista um modelo nunca ultrapassado. Na sua época, que foi considerada Humanismo, onde a ciência, as leis e as artes tinham grande liberdade, foi um pano de fundo para que o ele atuasse sem restrições.
Suas Obras
As criações mais conhecidas do pintor são: a Ultima Ceia (1495-1497) e Monalisa (1503-1507). Planejando grandiosas pinturas, sempre demorou anos pra concluí-las, deixando algumas até mesmo inacabadas. Hoje, somente 17 de suas pinturas existem. Nenhuma estátua foi conservada e acabaram extintas. Suas obras de arquitetura e seus eboços sobre o corpo humano, como o conhecido “Homem Vitruviano”, também fazem parte desse lote que hoje é conhecido, visto e admirado internacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário